Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é um filme de 2004com os atores Jim Carrey e Kate Winslet, com o apoio de Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood e Tom Wilkinson.

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Em um certo momento Joel descobre um cartão que diz "Clementine Kruczynski teve Joel Barish apagado de sua memória. Por favor nunca mencione seu relacionamento com ela novamente. Obrigado." Ele não entende o que está acontecendo, fica confuso, então ele acaba descobrindo uma clinica que faz um tratamento de apagar pessoas da memoria das outras. Então quem teve um relacionamento ruim, sofreu, vai poder fazer esse tratamento que seria um dano cerebral, para apagar as memorias dessa pessoa. 
O filme fala principalmente do medo das pessoas tem de enfrentar a desilusão, a dor, do ser humano não saber lidar muito com isso. Então é uma maneira de poder apagar uma lembrança ruim. Pelo menos ruim num determinado momento. 


E quem já não teve de lidar com lembranças difíceis? Quem já não chorou e sofreu por um amor que acabou, um relacionamento que como no filme, entrou em crise? Sim, em certos momentos é bastante doloroso relembrar. É muito angustiante não saber como parar de lembrar, lembrar e lembrar, daquela pessoa, daquele tempo em que tudo era felicidade. Para lembrar que agora já não é bem assim. 
Ao decorrer do filme eu pensava comigo mesma "como seria bom apagar algumas lembranças, nãoas lembranças são importantes, mesmo sendo ruins são importantes." Será que as lembranças ruins, as lembranças que nos machucam, tem alguma função? Pois nós só queremos a parte boa. Só aquilo que nos convém. O que não dói. Mas sabemos que o ser humano não funciona dessa forma. Não há lição sem a dor
Sim, é muito mais fácil viver com só aquilo que nos trás felicidade, prazer. Mas está errado evitar a dor. A dor precisa ser sentida, para que com isso venha a superação. Não faz sentindo algum apagar aquilo que agora é ruim, mas que em algum momento foi bom. O que importa são os sentimentos  inapagáveis.
Sem dúvidas é um dos melhores filmes que já assisti, é maravilhoso e possui uma trama extremamente inteligente, vale a pena assistir.
Se você já assistiu ou ainda vai assistir o filme, não esquece de me contar depois aqui nos comentários o que acho sobre. 

Um Comentário

  1. Adorei!! Parece bem interessante e vai já para a minha lista de filmes!!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderExcluir